PERGUNTAS FREQUENTES

Também conhecida como carteira digital, a e-Wallet é uma conta online usada para armazenar ou transferir dinheiro e fazer pagamentos online usando um computador ou um aplicativo de telemóvel como o Guita.

O Guita pode ser usado para pagar produtos e serviços on-line, bem como em lojas que usam aplicativo digital para telemóvel. Procure a lista dos nossos parceiros no site www.guita.co.ao

A aplicação pode ser usada para fazer compras on-line, pagar contas e serviços, bem como transferir dinheiro de uma conta Guita para outra conta Guita e de contas Guita para contas bancárias.

 Você pode transferir fundos para o Guita de uma conta bancária, pelo multicaixa, de uma conta Guita para outra conta Guita, ou uma outra conta bancária para a conta Guita.

Será preciso que o estabelecimento gere um QR Code ou emita um código de referência.

Será gerado um QR Code com o valor a ser pago. Na aplicação clique em pagar com QR Code. Segure o telemóvel próximo ao leitor de pagamento por alguns segundos, confira o valor e coloque sua senha. 

Ou ainda, você pode fazer uma transferência entre contas Guita para o comerciante.

O código QR (Quick Response) é um código de barras bidimensional usado para armazenar informações que podem ser lidas por uma câmera de telemóvel. Os QR Codes são usados para os mais diversos fins, incluindo fazer pagamentos usando um dispositivo móvel.

Primeiramente precisa ter a sua conta Guita com saldo positivo e depois pode pagar por QR Code, referência ou ainda uma transferência.

Se for para conta do BNI não tem taxa. 

Você precisa fazer o seu cadastro, colocar a senha do Guita e na próxima tela já aparece o Menu com o saldo. Pode também clicar no ícone do olho para ter o saldo visível.

 A aplicação é bloqueada por senha, portanto, se seu telefone for perdido ou roubado, ninguém poderá acessar seu dinheiro ou dados.

 Sim. Todas as informações da sua conta são criptografadas, portanto, os números reais não são armazenados no seu telefone. Assim, seus dados ficam protegidos contra roubo e fraude.

 Para aceder a plataforma Guita, podem ser de duas maneiras. 

Pelo website www.guita.co.ao ou baixando o aplicativo nas lojas Apple App Store e Google Play Store ou ao receber um link de convite de um amigo.

A configuração leva apenas alguns minutos. Basta baixar o aplicativo nas lojas Apple Store ou Google Store e seguir as instruções na tela para criar uma conta e adicionar detalhes de pagamento. Ou se dirigir a um balcão do BNI, mais próximo de você.

Sim existe. Pode também ser feita por uma adesão viral: Quando um Cliente realizar uma transferência de dinheiro, para um número de telefone que não esteja cadastrado na plataforma, automaticamente irá abrir uma nova conta e enviar um SMS para o telefone, notificando o cliente para baixar o Aplicativo e finalizar o cadastro na plataforma.

Precisa adicionar as seguintes informações:

  1. O nome de utilizador de acesso é o seu Nº de Telemóvel;
  2. Utilize a Password enviada por SMS ou email; 3-Clique em LOGIN

 São elas:                 

  • NIF
  • Número de Telefone Válido 
  • Nome Completo
  • Data de Nascimento
  • Género
  • Local de Nascimento (País)
  • Local de Residência (Província Somente para Nacionais)
  • Município de Residência Email

Existem duas formas de transferência:

A primeira sendo Transferência P2P* (“peer to peer”): Cliente poderá realizar a transferência de dinheiro de uma conta Guita para outra conta Guita.

*Peer-to-peer ou P2P é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

Ou transferência DO (Depósito de Ordem): Cliente poderá realizar a transferência de dinheiro de uma conta Guita para outra BNI ou de outros bancos em Angola.

Não. Os dados fornecidos durante o cadastramento são suficientes para movimentações até 100 mil akz, para movimentar valores maior é preciso se dirigir até o balcão mais próximo.

 Sim, o Guita está disponível para clientes BNI e público em geral.Quando enviar o convite, a plataforma identificará automáticamente se o amigo já está registado na plataforma.

 O Cliente poderá verificar o Extrato de todas as suas transações na conta Digital. 

Sim, existe. Basta aceder o site na aba Portal do Cliente

Relatórios e um painel administrativo que poderá aceder:

  • Consulta de Saldo e Extrato
  • Gerenciamento de Perfis (controlado pela informática do Banco BNI)
  • Gerenciamento de usuários (controlado pelo Contact Center (apoio ao cliente))
  • Controle Antifraude
  • Alteração Número de Telemóvel
  • Consulta de Saldo: Cliente poderá verificar o saldo de sua conta digital
  • Extrato: Cliente poderá verificar o extrato de suas movimentações na conta digital
  • Cadastro: Consulta e alteração de dados cadastrais (dados sensíveis como identificação e documentação só poderão ser feitos via atendimento); alteração de senha

Fornecimento de relatórios. O estabelecimento comercial disporá de relatórios detalhados de todas as vendas efetuadas com a possibilidade de exportação de arquivos em diversos formatos.

Recebimentos via Aplicativo: O estabelecimento comercial pode utilizar a funcionalidade de transferência entre contas via QR Code para efetuar vendas através do aplicativo. Recebimento via QR: Um painel com o QR Code para recebimento do estabelecimento poderá ser colocado no balcão de pagamento onde o cliente com seu telemóvel lê o QR Code com os dados do estabelecimento, entra com o valor a ser pago e uma vez conferido pelo operador, o cliente confirma a transação.

Informações dos operadores e das transações diárias realizadas. E informações dos clientes utilizadores do aplicativo.

Poderá ser feito por duas maneiras:

Através do balcão BNI: O cliente pode efetuar depósito e levantamento de numerário em qualquer agência e balcão BNI.

Através da rede Multicaixa: O cliente poderá efetuar carregamento da sua conta eletrónica em qualquer terminal Multicaixa directamente para a sua conta Guita. Ou recebendo de uma transferência.

Existem algumas opções de fazer pagamentos pela aplicação. São elas:

  • Pagamentos por Referência: Cliente poderá realizar o pagamento informando apenas o número de referência do destinatário.
  • Pagamento por QR Code: Cliente poderá realizar pagamentos via Imagem QR Code para um comerciante ou outro usuário.
  • Recebimento por QR Code: Cliente poderá receber pagamentos disponibilizando seu QR Code para um comerciante ou outro usuário.

Sim. A Aplicação já disponibiliza meios de pagamento para algumas empresas e vem crescendo a sua rede a cada dia. 

É necessário acessar o menu lateral, e selecionar o menu “Alteração de Senha”. Basta digitar uma única vez.

A conta ficará bloqueada para transacções acima dos 100 mil Akz até o usuário se dirigir à uma agência BNI para efeitos de cadastro. 

 O estabelecimento comercial pode criar vários operadores para a sua conta, possibilitando que vários operadores de caixa (sem limites do número de operadores) possam efetuar vendas e garantindo um maior controle sobre os valores recebidos por cada um deles.

A transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana. As transferências ocorrerão directamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

 O mesmo tempo que leva uma transferência interbancária. Mesmo dia somente de Guita para Guita ou internos BNI.

 Possui as taxas bancárias.

Se não tiver conta no BNI irá preencher documentos de KYC.

Central de Ajuda

No Guita, as suas opiniões, dúvidas, reclamações
e sugestões têm sempre resposta e são fundamentais para melhorarmos continuamente
os nossos serviços.

Em breve a aplicação Guita estará disponível nas lojas oficiais:

Formulário